Para Profissões

Declaração de amor ao feirante

Meu querido,

eu sempre soube que o amor é uma faca de dois legumes (ou melhor, de dois gumes), mas eu não contava me cortar assim.
Depois que eu te vi na feira, com um avental impecavelmente branco, ostentando aquela faca imensa e abrindo peixes, jacas, mamões ou melancias com a destreza de um samurai, senti que meu corpo e meu destino deveriam ser entregues a você que, de repente, naquela fantasia apaixonada, acabava de assumir a condição de "Grande Ninja dos Hortifrutis".
Você já percebeu que eu passo a manhã inteira desfilando em frente à sua barraca? Esqueceu que eu vivo perguntando se os seus tomates estão maduros ou se o seu pepino é mesmo de Itu? Por favor: pare de olhar para a fruta da japonesa do lado e faça uma entrega a domicílio para mim, vem armar a sua barraca no meu quintal, vem? Eu moro tão pertinho...
Sabe que eu adoro quando você faz o favor de segurar a minha sacola enquanto eu provo a sua banana. Você sabe que eu adoro banana, só não gosto quando você só me oferece a nanica.
E não venha me dizer que só estou falando abobrinha, pois você é quem fica a manhã inteira, feito um tagarela, gritando a torto e a direito: "- Oh, dona Maria, oh dona Maria, vem provar a fruta mais doce da feira, é puro mel, é puro mel!" - Eu quero morrer de ciúmes! Quem é essa tal de Maria, pra você ficar chamando por ela toda hora? Ah, se eu descubro...
Olha, eu sei que você acorda super cedo, mas não me importava nada em me encontrar contigo lá no Ceasa, às três da manhã, para comer uma sopa de cebola e depois te dar um beijo na boca, bem naquele ambiente romântico, decorado com caixas de cenourinhas e ramas de mandioca por todos lados... Acho que se você aceitasse eu ficaria mais vermelha que uma beterraba! Por que você não me convida, hein?
Olha, não venha me dizer que isso vai ser o maior pepino ou que eu sou mais esquisita que o cão chupando manga, porque se eu estou esquisita é porque a minha cabeça está a maior salada e porque você está tratando o meu coração como se ele não passasse de um coração de frango.

Um beijo da freguesa
(assinatura)