Rompimento

Você é muito galinha! (para ele)

"Prezado" (nome),

Quando você receber esta carta, saiba que ela se destina, apenas, a lhe pedir um pequeno favor: que você faça um exame de consciência e avalie se a sua forma de agir é realmente digna de alguém que se julga mesmo "esperto".
Digo isso porque um homem de verdade (um "cabra macho" mesmo!) não age com tanta infantilidade e hipocrisia, e não seria capazes de jogar no lixo, apenas por vaidade e auto-afirmação, um relacionamento legal como o que tínhamos.
Se você acha que o fato de ter aparecido com outra namorada te faz mais homem do que os outros, está enganado, porque esta atitude só te fez parecer um pouco mais criança, um pouco mais bobo e muito mais ridículo do que eu já desconfiava que você fosse.
Não pense que esta carta pretende sensibilizá-lo para que você peça desculpas e volte para mim, pois não me sentiria confortável confiando em alguém que se diz homem mas se comporta feito um galinho novo, um vira-lata de rua ou um garanhão solto em meio a um rebanho no cio.
Sabe, estou me sentindo surpresa por estar sendo obrigada a lhe escrever uma carta deste tipo, sem nenhuma palavra de afeto ou carinho, coisa que eu seria incapaz de imaginar num passado até bem recente.
Diga-me uma coisa: tudo o que você sempre me disse e todo o carinho que você parecia me dedicar era mentira? Ou você é mesmo assim infantil, ao ponto de não saber ainda o que quer realmente? Estou chateada por ter desperdiçado meu tempo com alguém assim ignóbil, vil, mesquinho, miserável e abjeto, mas ao mesmo tempo sinto-me feliz por ter descoberto a tempo que todas as suas manifestações de "amor" não passavam de cínicas simulações.
Todo ser humano é falível e predisposto ao erro e às tentações... Mas, você não precisava agir como um animal, nem raciocinar como se o teu sexo estivesse guardado em sua caixa craniana e não em suas cuecas!
Seja feliz!

Adeus,
(assinatura)