Para Nomes

Para a Miriam

Minha querida Miriam,

  Você já deve saber disto, mas descobri há pouco que o seu nome é uma outra forma de se escrever Maria. Ah, que nome abençoado você tem! Deve ser por isso que você é tão cheia de graça e enche de luz todos os lugares por onde passa.
Também admiro a sua preocupação em cuidar dos outros, mas acho que às vezes você exagera um pouquinho, e isso acaba em desgaste para você e para aqueles que estão à sua volta. Mas neste sentido você recebe o meu perdão eterno, pois eu sei que você não toma tais atitudes com o intuito de possuir ou sufocar, mas apenas de ajudar.
Certas vezes, penso que você deveria se resguardar um pouquinho. Dedicar-se um pouco mais a si mesma, pois usa toda a sua energia, alma, disposição e coragem apenas em função dos outros ou do trabalho. De vez em quando é bom descansar um pouco, meu amor!
Há um outro detalhe que preciso citar nesta breve cartinha: quando algo lhe magoar, não se recolha igual a uma ostra guardando uma pérola. Abra sua alma, liberte sua angústia, pois eu sei que quem te magoou vai reconhecer o erro e lhe pedir perdão.
Para terminar, querida, saiba que só estou lhe dizendo estas coisas porque amo você, demais e além da conta.

  Receba o beijo carinhoso do seu,
(assinatura)