Para Nomes

Para a Augusta

Minha querida Augusta,

sabe que o seu nome deriva da palavra latina "Augustus", que significa "venerado" ou "sublime"? É um significado tão belo e "augusto" que chego a pensar no quanto são desnecessários e inglórios os apelidos e diminutivos que comumente são usados para te tratar...
Mas, deixa pra lá... Afinal, você é sublime, ou seja, aquele que já atingiu um grau muito elevado na escala dos valores morais, intelectuais ou estéticos; pois sublime é aquele ser quase perfeito e muito admirável, ouviu, minha querida Augusta?
Deve ser por isso que ao seu lado eu me sinto um Rei, pois eu te venero como as verdadeiras Rainhas devem ser veneradas: eu te venero pela sua sabedoria, pelo seu senso de justiça e equilíbrio, por todos os nobres sentimentos que, sei, habitam a sua alma generosa.
Além disso, "Augusta" também quer dizer magnífica ou majestosa, e por isso coroei-a para que seja a minha única imperatriz. Por toda a minha vida você estará soberana em meu coração, Augusta, pois eu sei que este é o seu "justo e excelso" destino.
Amar você é como participar de uma consagração real, para não dizer divina.

Beijo grande do seu,
(assinatura)