Signos

Para o amigo de Câncer II

Querido (nome),

deixe um pouco de lado este seu pessimismo mal disfarçado e deixe transparecer o bom humor, que é a melhor expressão da sua alma generosa e singela. Não é à toa que você é canceriano!!
Ser sua amiga (seu amigo) é muito bom, pois você sabe dar valor às coisas verdadeiras, por menos que elas signifiquem em termos materiais. Sei, por exemplo, que por mais tempo que você viva, jamais será capaz de jogar fora esta cartinha que eu estou lhe escrevendo agora, porque sabe que ela é sincera e traz sentimentos nobres, como aqueles que habitam o seu coração.
Mas, aceite um conselho de amigo(a): seja um pouco mais justo consigo mesmo e aprenda a reconhecer e a responder convenientemente aos perigos do mundo. Muita gente se aproveita da sua abundante doçura; muita gente tripudia diante da sua reticência em reagir de forma mais dura às ofensas e agressões que te dirigem. Não deixe mais que essas situações se repitam.
Se pisarem no seu calo, grite. Se alguém lhe disser uma palavra ruim, reaja e responda antes de se magoar. Reserve a sua doçura e a sua sensibilidade apenas para continuar a perceber o que o mundo tem de belo, e não deixe que se aproveitem da sua bondade em hipótese alguma, porque isso tem um preço amargo e você não merece pagá-lo.
Sabe, só lhe escrevi esta carta porque estou com saudades. Saudades de você, da sua ternura, do seu grande coração.

Cuide-se bem,
(assinatura)